Práticas Socioculturais em Linguagens Matemáticas no Programa Escola da Terra
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67494Palavras-chave:
Escola da Terra, Educação do Campo, Etnomatemática, Linguagem Matemática, TocantinsResumo
O objetivo deste artigo é socializar as experiências vivenciadas durante a formação de professores em algumas cidades interioranas do Estado do Tocantins, marcadas pela pandemia (COVID- 19) mas, acima de tudo, por saberes tão diversificado e indissociáveis para a promoção da vida social. Diante disso, foi necessário refletir sobre as práticas pedagógicas para a formação do ensino de matemática, a fim de encontrar estratégias viáveis para poder experimentar e compartilhar aprendizagens, tendo como foco principal a Etnomatemática. O importante foi buscar a realidade vivida como referência, mostrar a matemática presente em vários elementos socioculturais. Tentou-se romper, pela etnomatemática, com uma visão universalista e mostrar a diversidade de saberes socioculturais. O saber deve dialogar com a realidade, ou seja, não existe saber que não seja contextual. A interação com cada aluno/professor da Escola do Campo proporcionou questões e modos diferentes de pensar e dizer o real sem que exista uma hierarquia, um modelo de verdade instaurada pelo eurocentrismo.
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