A relação dos professores das escolas do campo com o Programa Escola da Terra no contexto da gestão educacional no município de Dianópolis – Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67493

Palavras-chave:

Escola do Campo, Gestão Educacional, Atuação de professores na Educação do Campo, Programa Escola da Terra

Resumo

A educação brasileira é como uma pirâmide que tem sua construção e designação estrutural, e pode ser entendida como ideias sistêmicas cuja operacionalização ocorre na figura do gestor educacional. Assim sendo, o estudo propõe o diálogo com aprofundamento sobre a gestão escolar, ao contextualizar a relação entre os professores das escolas do campo e a gestão da educação municipal. Pretende-se examinar o modelo do ensino posto para as escolas do campo, bem como as relações do gestor com os professores que atuam nas escolas rurais. Assim, o presente artigo tem cunho descritivo de informações com relato da capacitação de professores da escola da terra, em 2018, no município de Dianópolis-TO. A disciplina Legislação da Educação do Campo desperta várias indagações referentes à temática aprofundada neste estudo. Propõe-se, então, estabelecer algumas ponderações das relações dos professores das escolas do campo com o Programa Escola da Terra, situando o nosso foco na gestão educacional. Tem-se, como resultados, as demandas que aparecem por meio dos trabalhos realizados com os cursistas.

Biografia do Autor

  • Daniel Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

    Mestrando Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins/Campus de Palmas e membro do Fórum Estadual de Educação do Campo do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

  • Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

    PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) /Campus de Palmas, cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT). É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; ao Núcleo de Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); e à Rede Universitas/Br, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Como Citar

A relação dos professores das escolas do campo com o Programa Escola da Terra no contexto da gestão educacional no município de Dianópolis – Tocantins . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 80–94, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67493. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67493. Acesso em: 31 mar. 2025.