Avaliação de Desempenho Individual e o Simave como instrumentos de gestão e regulação em Minas Gerais: implicações para os trabalhadores docentes

Autores

  • Elizeth Rezende Martins da Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Brasil
  • Fabiane Santana Previtali Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65074

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Avaliação de Desempenho Individual, Controle do Trabalho Docente, Simave

Resumo

Este recorte de uma pesquisa de doutorado buscou compreender as implicações das políticas de avaliação do trabalho docente, em particular da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) e do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), a partir de 2007, 05 anos após a implantação do Choque de Gestão de Aécio Neves, que inaugura a NGP em Minas Gerais no contexto neoliberalista. O estudo utilizou pesquisa documental e levantamento bibliográfico e, a partir dele, infere-se que a gestão do estado de Minas Gerais configurou-se como controladora para a dinâmica escolar e o trabalho de professores(as), gerando problemas na saúde e na subjetividade docente. 

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

SILVEIRA, E. R. M. da; PREVITALI, F. S. Avaliação de Desempenho Individual e o Simave como instrumentos de gestão e regulação em Minas Gerais: implicações para os trabalhadores docentes. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1075–1094, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65074. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65074. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL