A revisão da Lei de Cotas na educação superior: dados para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65070

Palavras-chave:

Educação superior, Lei de Cotas, Desigualdade racial, População brasileira, Censo da Educação Superior

Resumo

Dez anos após a aprovação da Lei de Cotas na educação superior, intensificam os debates sobre os avanços e principais desafios encontrados ao longo da sua implementação. Este artigo tem como objetivo fornecer evidências para o monitoramento da lei, situando a desigualdade racial tanto historicamente, através da análise da população com diploma de educação superior, quanto conjunturalmente, a partir da dinâmica observada no volume de vagas e matrículas em cursos de graduação ao longo da década de 2010. Para isso, usa dados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Os resultados indicam que a lei foi fundamental para a diversificação social e racial das universidades federais, mas que ainda permanecem desigualdades que justificam sua manutenção nos próximos anos.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

ZUCCARELLI, C.; HONORATO, G. A revisão da Lei de Cotas na educação superior: dados para o debate. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 999–1017, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65070. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65070. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL