Cyberbullying, mulheres e violência digital: política educacional direcionada ao Ensino Médio em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-64986

Palavras-chave:

Política educacional, Cyberbullying, Ensino Médio, Mulheres

Resumo

Apresentamos uma discussão sobre a prática de discriminação via rede/tecnologias digitais, direcionada às mulheres, problematizando a política educacional ligada à temática no Ensino Médio, em um contexto de reestruturação. Comportamentos agressivos são também oriundos da herança da sociedade que oprime os corpos que frustram o padrão estabelecido e são vivenciados nas diferentes etapas da vida das mulheres. Apoiamo-nos em estudos que abordam o fenômeno do cyberbullying e na análise do documento normativo Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. Os resultados indicam que há referência ao combate das formas de violência no documento, embora persista a carência de políticas educacionais, o que potencializaria o debate com a juventude no escopo da educação brasileira.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

VELOZO, A. D.; CASAGRANDE, A. L.; SANTOS , A. F. dos. Cyberbullying, mulheres e violência digital: política educacional direcionada ao Ensino Médio em análise. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1018–1033, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-64986. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64986. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL