A cor da psicologia: um estudo sobre o Estado da Arte da psicologia sobre branquitude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64917

Palavras-chave:

Psicologia brasileira, Racismo, Estado da Arte, Branquitude

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir das indagações realizadas pelas autoras acerca do posicionamento da psicologia brasileira frente ao combate ao racismo. A metodologia utilizada foi o Estado da Arte, que se propõe a um caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica da Psicologia sobre Branquitude no Brasil, de dissertações e teses presentes nos bancos de dados da Capes, da BDTD, do Domínio Público e do Google Acadêmico no período de 2003 a 2018. Conclui que a psicologia brasileira continua perpetuando o racismo, por meio de uma formação hegemônica, baseada em um modelo único de ser humano.

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Biografia do Autor

Márcia Ribeiro Ramos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Brasil

Mestre em Relações Étnicorraciais. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Liandra Lima Carvalho, Universidade do Grande Rio - Brasil

Pós Doutora em Humanidades, Culturas e Artes. Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

RAMOS, M. R. .; CARVALHO, L. L. . A cor da psicologia: um estudo sobre o Estado da Arte da psicologia sobre branquitude. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 403–420, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64917. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64917. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE