O discurso institucional sobre a política de cotas na UNEB: uma análise a partir de enunciados verbais e não verbais da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64908

Palavras-chave:

Ensino Superior, UNEB, Discurso, Cotas, Bolsa de estudo

Resumo

O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar o discurso institucional da Universidade do Estado da Bahia sobre a política de cotas. Para tanto, utilizou-se da abordagem qualitativa por meio de um estudo pautado na Análise do Discurso (AD). Foram objetos da análise: documentos como resoluções; regulamentações; e publicações institucionais feitas nas páginas da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas. Diante das análises, tomou-se conhecimento de um discurso institucional voltado para uma ideologia inclusiva e democrática. A pesquisa revela que, embora a UNEB seja pioneira na implementação das cotas no Brasil e produza um discurso na perspectiva da inclusão, o movimento estudantil reivindica mais bolsas para pretos/as tanto no âmbito do ensino quanto da extensão e da pesquisa. Dessa forma, a UNEB, por mais que produza discursos sobre as cotas, ainda não conseguiu contemplar muitos sujeitos.

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Biografia do Autor

Gean César dos Santos Nogueira, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XII; Membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB). Bolsista FAPESB pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (IC/UNEB).

Tatyanne Gomes Marques, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG; Professora no Departamento de Educação – DEDC XII/UNEB; Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB; Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB). 

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

NOGUEIRA, G. C. dos S. .; MARQUES, T. G. . O discurso institucional sobre a política de cotas na UNEB: uma análise a partir de enunciados verbais e não verbais da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 215–232, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64908. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64908. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE