Letramento na ‘Idade Certa’ eis a questão: olhares sobre o PNAIC no contexto da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-64738

Palavras-chave:

Letramento, Inovação, PNAIC

Resumo

O presente artigo tem como proposta analisar criticamente a alfabetização na idade certa apresentada no PNAIC [Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa]. Para tanto, a metodologia está assente na pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que contribui na discussão sobre as dicotomias perante as perspectivas de letramento, inovação e PNAIC. Em síntese, apesar desse pacto ser apresentado como uma proposta de inovação que tende a propiciar uma educação de qualidade, na realidade, inferimos que certa maneira reforçou as desigualdades sociais no âmbito educativo quando sobretudo distancia os espaços-tempo do processo de alfabetizar-letrando em relação às diversas e plurais realidades brasileiras.

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Biografia do Autor

Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues Firmino, Universidade Federal de Catalão - Brasil

Mestra em Educação. Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil.

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho, Instituto Federal Goiano - Brasil

Mestra em Ciências Sociais e Humanidades. Secretaria Estadual de Educação, Catalão, Goiás, Brasil.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

FIRMINO, J. K. P. da S. R.; CARVALHO, E. A. R.; BORGES, M. C. Letramento na ‘Idade Certa’ eis a questão: olhares sobre o PNAIC no contexto da educação brasileira. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 835–848, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-64738. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64738. Acesso em: 7 out. 2024.

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