Crianças imigrantes e refugiadas na Educação Básica brasileira: uma proposta pedagógica de uso da literatura de migração para a promoção de uma política de acolhimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-64309Palavras-chave:
Migração forçada, Pedagogia crítica da educação, Política educacional para migrantes forçados, AcolhimentoResumo
O presente estudo se realiza no âmbito da Pedagogia, nas áreas de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos iniciais. O tema em discussão é o acesso à Educação Básica brasileira por crianças migrantes forçadas e a promoção de uma política educacional de acolhimento. Seu objetivo é a apresentação de uma proposta pedagógica de sensibilização da comunidade escolar para o fenômeno migratório e para o acolhimento dessa comunidade, por meio do contato com a literatura que tematiza o ato de migrar. A metodologia aplicada está ancorada na pedagogia crítica da educação (SUHR, 2012). As considerações finais indicam que as instituições escolares devem elaborar suas políticas de recepção e acolhimento à comunidade migrante forçada, assim como apoiar os docentes engajados nesse objetivo.
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