Egressos Afrodescendentes do Sistema de Vagas da Universidade Estadual de Montes Claros: uma análise da trajetória educacional e profissional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63931Palavras-chave:
Ações afirmativas, Racismo, Egressos, Sistema de Reserva de VagasResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória educacional e profissional dos egressos da categoria afrodescendente da Universidade Estadual de Montes Claros. A pesquisa partiu da seguinte indagação: Que trajetórias educacionais e profissionais têm percorrido os egressos do sistema de reserva de vagas para afrodescendentes carentes após a conclusão da graduação? Através da metodologia de abordagem quantitativa, foram aplicados 45 questionários aos egressos de diferentes áreas de formação, a fim de que relatassem suas experiências vividas enquanto alunos negros e cotistas da graduação. Na abordagem qualitativa utilizou-se a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados permitem mostrar que o curso superior aumentou a bagagem de conhecimento e de renda dessas pessoas e preparou-as para o mercado de trabalho.
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