Egressos Afrodescendentes do Sistema de Vagas da Universidade Estadual de Montes Claros: uma análise da trajetória educacional e profissional

Autores

  • Mônica Nogueira Camargo Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3873-4128
  • Maria Helena de Souza Ide Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil
  • Maria Railma Alves Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63931

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Racismo, Egressos, Sistema de Reserva de Vagas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória educacional e profissional dos egressos da categoria afrodescendente da Universidade Estadual de Montes Claros. A pesquisa partiu da seguinte indagação: Que trajetórias educacionais e profissionais têm percorrido os egressos do sistema de reserva de vagas para afrodescendentes carentes após a conclusão da graduação? Através da metodologia de abordagem quantitativa, foram aplicados 45 questionários aos egressos de diferentes áreas de formação, a fim de que relatassem suas experiências vividas enquanto alunos negros e cotistas da graduação. Na abordagem qualitativa utilizou-se a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados permitem mostrar que o curso superior aumentou a bagagem de conhecimento e de renda dessas pessoas e preparou-as para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Mônica Nogueira Camargo, Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Mestre - Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes (Técnico Administrativo).

Maria Helena de Souza Ide, Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Doutora - Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes (professora aposentada).

Maria Railma Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - Brasil

Doutora - Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes (Professora).

Referências

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

CAMARGO, M. N.; IDE, M. H. de S.; ALVES, M. R. . Egressos Afrodescendentes do Sistema de Vagas da Universidade Estadual de Montes Claros: uma análise da trajetória educacional e profissional. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 272–291, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-63931. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63931. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE