Contextos de reforma curricular em Matemática da Educação Média no Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-63849

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Reforma curricular em matemática, Educação média no Paraguai

Resumo

A última atualização do Programa de Matemática para a Educação Média realizada em 2016 no Paraguai constituiu-se em um documento curricular prescrito, cuja construção apresentou fortes componentes políticos e que vêm sendo alvo de muitos conflitos e tensões nos contextos no país. A abordagem do ciclo de políticas, formulada por Stephen J. Ball e colaboradores vêm sendo frequentemente empregada por pesquisadores de políticas curriculares, entre outros campos, configurando-se em um viés metodológico relevante para compreensão dos processos de homologação e atualização dos documentos a partir dos contextos de produção e influência, bem como seus paradigmas e os constrangimentos ideológicos resultantes do envolvimento de organismos multilaterais. Para atingir esse objetivo, o presente artigo apresenta uma análise do processo recente de reforma do documento prescrito de Matemática no Paraguai, que os resultados suscitaram reflexões sobre os modelos verticalizados, esvaziamentos da área e listas de conteúdos como instrumentos funcionais para gestão e performance.

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Biografia do Autor

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Educação Matemática. Prof. Ajunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

DIAS, M. de O. Contextos de reforma curricular em Matemática da Educação Média no Paraguai. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 576–590, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-63849. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63849. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO