Interdisciplinaridade: para além da Filosofia do Sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63479

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Filosofia do Sujeito, Concepções críticas

Resumo

A obra coletiva Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito é uma coletânea de textos escritos por importantes estudiosos do campo da Filosofia, da Epistemologia e da Pedagogia, que se propõe a refletir sobre a relação entre educação e interdisciplinaridade. No decurso dos dez capítulos que compõem o livro, os estudiosos trazem importantes contribuições para a elaboração de uma concepção crítica de interdisciplinaridade. Essa nova visão se contrapõe à concepção hegemônica que, segundo os autores, se consubstancia na “filosofia do sujeito”, a qual tende a privilegiar a ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luri Braga Alonso, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Licencianda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Cleyton Ferreira de Souza, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Licenciado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Marcos Vinícius Ferreira Vilela, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (org.). Interdisciplinaridade: Para além da Filosofia do Sujeito. 9a ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 208 p.

PETRI, Elio. A Classe Operária Vai ao Paraíso (La Classe Operaia Va in Paradiso, Itália, 1971). (Filme-VHS). Direção de Elio Petri, Produção de Ugo Tucci, Argumento e Roteiro de Elio Petri e Ugo Pirro. Euro International Films, 125 min aprox., cor, som.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Alonso, L. B. ., Souza, C. F. de ., & Vilela, M. V. F. (2022). Interdisciplinaridade: para além da Filosofia do Sujeito. Revista Educação E Políticas Em Debate, 11(1), 494–501. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63479

Edição

Seção

RESENHA