Entrevista - Educação e sociedade: uma reflexão sobre os processos educativos da classe trabalhadora no sistema capitalista - Prof. Dr. Paulino José Orso
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-63452Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Classe trabalhadora, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
A entrevista concedida pelo professor Paulino José Orso para abertura do Dossiê intitulado: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia – políticas de permanência e qualidade, apresenta reflexões sobre o direito à educação, em especial no momento presente, caracterizado pela intensa crise política e sanitária, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, de repercussão mundial e potencializada pelos desmandos do governo brasileiro. O autor nos apresenta um modelo de formação humana pautado na perspectiva crítica, criativa e transformadora, engendrada nas novas relações sociais. A entrevista nos convida a uma importante reflexão e nos conclama à resistência e crítica ao desbarate das instituições sociais, especificamente a escola, em tempos de acirradas lutas sociais. Ressalta, ainda, a importância da Pedagogia Histórico-Crítica para compreensão da realidade concreta que se apresenta no projeto capitalista para a classe trabalhadora.
Downloads
Métricas
Referências
MARX, Karl. “O 18 Brumário de Louis Bonaparte”. In: MARX & ENGELS. Obras Escolhidas, Tomo I.- Lisboa: Edições Progresso, 1982.