Direito à educação em tempos de pandemia: uma análise de estratégias institucionais da Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62400

Palavras-chave:

Ensino remoto, Novas Tecnologias digitais, Direito à educação superior, Permanência e formação com qualidade

Resumo

Neste artigo são analisadas as ações implementadas para o ensino remoto na Universidade de Brasília durante a pandemia da Covid-19. Questiona-se de que maneira as políticas para a permanência e a formação com qualidade foram articuladas à utilização de novas tecnologias digitais no ensino remoto para a garantia do direito à educação superior diante das desigualdades sociais acentuadas na pandemia da Covid-19. A análise foi realizada em três etapas: identificação de prioridades, ações implementadas e avaliação dos resultados, utilizando dados da pesquisa social com a comunidade universitária e relatórios de gestão. Nos resultados, observa-se a importância da democratização do acesso às novas tecnologias digitais para o ensino de graduação, que ganhou nova dimensão com a pandemia.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Albuquerque Moreira, Universidade de Brasília - Brasil

Doutorado em Educação pela UnB, professora da Universidade de Brasília.

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Universidade de Brasília - Brasil

Doutorado em Educação pela UnB, professora da Universidade de Brasília.

Catarina de Almeida Santos, Universidade de Brasilia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Professora Associada da Universidade de Brasília.

Letícia Lopes Leite, Universidade de Brasília - Brasil

Doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora da Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Moreira, A. M. de A. ., Nogueira, D. X. P. ., Santos, C. de A. ., & Leite, L. L. . (2021). Direito à educação em tempos de pandemia: uma análise de estratégias institucionais da Universidade de Brasília . Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(3), 1054–1071. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62400

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia