Vivências em tempos de pandemia dos principais atores do sistema escolar brasileiro: docentes, discentes e familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62367

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino-aprendizagem, Relações escolares e familiares, Afetos

Resumo

Com o objetivo de observar e discutir como ocorrem as relações de ensino-aprendizagem entre docentes, discentes, familiares e escola no contexto pandêmico, analisamos seis entrevistas semiestruturadas (com pares de estudantes, educadoras e mães), extraídas de uma pesquisa sobre vivências de crianças e jovens, que, de acordo com a teoria interpretativa de Geertz (2008) e dos núcleos de significações de Aguiar e Ozella (2006), revelaram sentimentos profundos de isolamento social por parte dos discentes, mas também momentos felizes entre os familiares. As mães tentam pensar novas estratégias para suprir a falta de aulas e acompanhamento escolar em casa. Os docentes sinalizam as dificuldades de elaboração de estratégias de ensino remoto aliadas às dificuldades relacionadas ao contexto doméstico e pessoal.  

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Biografia do Autor

Nair Cristina da Silva Tuboiti, Universidade Católica de Brasília - Brasil

Pós-doutoranda pela Universidade Católica de Brasília. Estudante na Universidade Católica de Brasília.

Candy E. Marques Laurendon, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da UFPE - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva.

Lêda Gonçalves de Freitas, Universidade Católica de Brasília - Brasil

Pós-doutorado pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris/França). Professora Titular do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília.

Line Numa-Bocage, CY Cergy Paris Université (CYU) - França

Doutorado pela Université Paris 5. Professeure des Universités, HDR à l’université de Cergy-Pontoise. Chercheure à titre principal au laboratoire BONHEURS.

Referências

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

TUBOITI, N. C. da S. .; LAURENDON, C. E. M. .; FREITAS, L. G. de .; NUMA-BOCAGE, L. . Vivências em tempos de pandemia dos principais atores do sistema escolar brasileiro: docentes, discentes e familiares. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1143–1157, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-62367. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62367. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia