Política educacional e o direito à educação: estudo da efetivação na rede pública municipal
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62330Palavras-chave:
Direito público subjetivo, Educação básica, Gestão educacionalResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a efetivação do direito à educação no acesso, permanência e aprendizagem do ensino fundamental das escolas públicas do município de Barreiras-BA. Trata-se de pesquisa qualitativa, por meio de análise documental da legislação educacional, aplicação de questionário aos gestores e análise dos indicadores educacionais. Os resultados viabilizam a instrumentalização do direito à educação, ações para concretização e lacunas a suprir, bem como, políticas de viabilização de vagas para acesso, permanência e controle de evasão escolar. Os indicadores apontaram aprendizagem inadequada, com baixa melhoria no aprendizado do 5º ano e, também, inadequada do 9º ano. Reflete uma fragilidade do aprendizado, e aponta como necessário o enfretamento da vulnerabilidade educacional no sistema municipal de Barreiras-BA.
Downloads
Métricas
Referências
ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; KLEIN, Sylvie Bonifácio. O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 37, n.1, 220p. 35-51, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n1/v37n1a03.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022011000100003.
BARREIRAS. Lei nº. 1.267 de, 22 de agosto de 2017. Dispõe sobre o Plano
Municipal de Educação – PME do Município de Barreiras – Ba – Decênio 2014 -
, em consonância com a Lei nº. 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de
Educação – PNE, e dá outras providências. Barreiras: Câmara Municipal, [2017]. Disponível em: http://encurtador.com.br/kxFUV. Acesso em: 29 jun. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República [1988]. Disponível em: http://encurtador.com.br/ensuE. Acesso em: 22 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://encurtador.com.br/iGMSU. Acesso em: 11 jul. 2021.
CHIRINÉA, Andréia Melanda; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O Ideb como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 461-484, abr./jun. 2015.
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.
FURTADO, Rosa Maria Silva. Organização do sistema municipal de ensino de Barreiras-BA: Processos, resultados e propostas. In: PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo; GUEDES, Marilde Queiroz; SILVA, Nilza da (orgs.) Educação básica: políticas, formação e prática pedagógica.1. ed. Curitiba: Appris, 2019.
KLEIN, Ruben. Como está a educação no Brasil? O que fazer? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n.51, p.139-172, abr./jun 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362006000200002.
LENSKIJ, Tatiana. Direto à permanência na escola: a lei, as políticas públicas e as
práticas escolares. 2006. 174 fls. Orientadora: Prof. Drª. Maria Beatriz Luce. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande Sul, Porto Alegre, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e amp. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. O Brasil e os desafios da educação e dos educadores na Agenda 2030 da ONU. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 3, p. 22 - 33, 3 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.36732/riep.v1i3.36.
PORTELLA, Alysson Lorenzon; BUSSMANN, Tanise Brandão; OLIVEIRA, Ana Maria Hermeto de. A relação de fatores individuais, familiares e escolares com a distorção idade-série no ensino público brasileiro. Nova economia. Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 477-509. dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/3138.
SOUZA, Roger Marchesini de Quadros; COUTO, José Cláudio Diniz; COUTO DINIZ, Luzia Serapicos Martins. Escolas e a pandemia, ações de enfrentamento do afastamento educacional. Cadernos CERU, 31(1). fls. 99-115. 2020. DOI: