O regresso ao lar em tempos de pandemia: formas de trabalho e de educação em casa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62245

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Casa, Pandemia

Resumo

Em virtude da pandemia iniciada em 2019 pelo Coronavírus (Covid-19), o mundo se viu impelido a permanecer em isolamento social por um longo período, a fim de evitar aglomerações e consequente disseminação do vírus. Nessa época, foram necessárias alternativas que permitissem à sociedade a continuidade de suas atividades no âmbito residencial; para isso, o trabalho e a educação foram liberados a serem realizados remotamente. Este artigo fez parte de pesquisa para tese de Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e objetivou reunir as concepções de trabalho em casa, a partir de preceitos de Prost e Vincent (2009), e de educação em casa, permeando as ideias de Ensino Remoto Emergencial (ERE), Educação a Distância (EAD) e Educação Domiciliar. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho almejou problematizar a nova perspectiva do lar, enquanto ambiente de trabalho e de estudo, que, em tempos passados, foi bastante comum, assim como novamente se tornou em razão da Covid-19, caracterizando-se como um efeito bumerangue.

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Biografia do Autor

Sthéfany Araújo Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Brasil

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.

Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG, Brasil.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Melo, S. A. ., & França, R. L. de . (2021). O regresso ao lar em tempos de pandemia: formas de trabalho e de educação em casa. Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(3), 1189–1200. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62245

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia