A efetivação do direito à educação com qualidade social: o início do contexto pandêmico no estado do Rio Grande do Sul na percepção de gestores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62228

Palavras-chave:

Direito a Educação, Qualidade Social da Educação, Gestão Educacional, Contexto Pandêmico

Resumo

O presente artigo busca evidenciar os primeiros movimentos da relação estado-escola no contexto da pandemia do novo coronavírus, no Estado do Rio Grande do Sul, à luz da efetivação do direito à educação com qualidade social na perspectiva de gestores escolares. Como estratégia metodológica na produção de dados utilizamos a abordagem qualitativa junto a pesquisa bibliográfica e documental, incluindo entrevistas semiestruturadas com diretores de escolas públicas. O processo analítico se deu pela análise textual discursiva com viés dialético-materialista. Os resultados indicam o complexo cenário de efetivação do direito à educação com qualidade social, especialmente pela forma como o engendramento político não se consubstancia na materialidade do cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Professor Colaborador do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEPED/UEPG).

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

FONTOURA, J. S. D. de Ávila . A efetivação do direito à educação com qualidade social: o início do contexto pandêmico no estado do Rio Grande do Sul na percepção de gestores escolares. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1072–1089, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-62228. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62228. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia