A efetivação do direito à educação com qualidade social: o início do contexto pandêmico no estado do Rio Grande do Sul na percepção de gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62228Palavras-chave:
Direito a Educação, Qualidade Social da Educação, Gestão Educacional, Contexto PandêmicoResumo
O presente artigo busca evidenciar os primeiros movimentos da relação estado-escola no contexto da pandemia do novo coronavírus, no Estado do Rio Grande do Sul, à luz da efetivação do direito à educação com qualidade social na perspectiva de gestores escolares. Como estratégia metodológica na produção de dados utilizamos a abordagem qualitativa junto a pesquisa bibliográfica e documental, incluindo entrevistas semiestruturadas com diretores de escolas públicas. O processo analítico se deu pela análise textual discursiva com viés dialético-materialista. Os resultados indicam o complexo cenário de efetivação do direito à educação com qualidade social, especialmente pela forma como o engendramento político não se consubstancia na materialidade do cotidiano escolar.
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