A educação a distância e o ensino emergencial em tempos de pandemia: a alternativa do ensino remoto e outras variantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-61690

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino remoto, Trabalho docente

Resumo

Neste artigo, resultado de um estudo bibliográfico, propomos discutir a Educação a Distância (EaD) e o ensino emergencial remoto no Ensino Superior, diante do contexto da pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2/COVID-19). Para isso, abordamos a atuação e a formação do professor na atual conjuntura de políticas educacionais. Nesse sentido, pretendemos discutir as políticas de EaD e suas relações com as mudanças no âmbito educacional, além de analisarmos a atuação docente nessa modalidade educativa e no ensino emergencial a distância. Ademais, observamos variantes entre eles em uma nova configuração do trabalho, que se utiliza de plataformas e ferramentas digitais e se intensifica para “amenizar” os danos no processo educacional.

 

 

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Biografia do Autor

Inayá Maria Sampaio, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora na Rede Universitas Brasil e professora adjunta na Universidade Paulista (UNIP).

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

SAMPAIO, I. M. . A educação a distância e o ensino emergencial em tempos de pandemia: a alternativa do ensino remoto e outras variantes. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1037–1053, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-61690. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61690. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia