Pesquisa em política educacional e a abordagem do ciclo de políticas: a importância da vigilância epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-61260

Palavras-chave:

Investigação, Política educacional, Ciclo de políticas, Teoria da atuação, Epistemologia

Resumo

Este texto apresenta considerações sobre o desenvolvimento de pesquisa da política educacional e a abordagem do ciclo de políticas. Esse campo de pesquisa busca consolidação e os pesquisadores debatem questões epistemológicas e teórico/metodológicas no exercício da vigilância epistemológica. A exposição deu-se em uma perspectiva descritiva/analítica e o levantamento bibliográfico. O ciclo de políticas constitui um método de concepção pós-moderna e entende que as políticas são complexas. A abordagem se dá pelo encadeamento entre os diversos contextos, sobretudo, da influência, da produção do texto e da prática, que estimula os investigadores a uma análise mais expandida da política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa Carrijo, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pelo mesmo Programa. Universidade Federal do Tocantins (professora Adjunto 3), Palmas, Tocantins, Brasil.

Referências

AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em Política Educacional. Archivos Analíticos de Política Educativas, v 24, n. 24, p.1-18, 2016.

BALL, S.J. Sociologias das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, J; MAINARDES, J. (orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p.21-53.

BALL, S.J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p.99-112, jul/dez 2001.

KRAWCZYK, N. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, n.12, jul/dez de 2012. p. 03-11.

LOPES, A.C.; MACEDO, E. Contribuição de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, J; MAINARDES, J. (orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 248-282.

MAINARDES, J. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em Revista, Sorocaba, vol.4, n. 1, jan/abr. 2018. p. 186-201.

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo de política educacional. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n.16, agosto de 2018a.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-metodológicos. Educação em Revista. Belo Horizonte, n.33/e173480/2017.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n.91, p.47-69, jan/abr. 2006.

MAINARDES, J. ; GANDIN, L.A.; A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M.L.P. Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. São Paulo: Mercado das Letras, 2013. p.143-167.

MAINARDES, J.; FERREIRA, M.S. TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, J; MAINARDES, J. (orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p.143-172.

MAINARDES, J. ; MARCONDES, M.J. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e sociedade, Campinas, v.30, n.106, p.303-318, jan/abr. 2009.

MOREIRA, L.P. Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemalógicos em Política educativa /Relepe. V.2, 2017. p.1-14. Disponível em: http://www.revista2.uepg.br/index.php/relepe.

PAVEZI, M. Contribuição da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudos Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v.3, p. 1-19, 2018. Disponível em: http://www.revista2.uepg.br/index.php/relepe.

SOUZA, A.R. A pesquisa em política educacional no Brasil: de que estamos falando? Práxis educativa, Ponta Grossa, v.9, n.2, p.355-367, jul/dez, 2014. Disponível em: http://www.revista2.uepg,br/index.php/praxiseducativa.

SHIROMA, E.O.; CAMPOS, R.F; GARCIA, R.M.C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v.23, n.02, p.427-446, jul/dez 2005.

STREMEL, S.; MAINARDES, J. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil: aspectos históricos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v.26, n.168, p.01-25, dez.2018.

TELLO, C.; MAINARDES, J. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v.24, n.75, p.1-13, jul de 2016.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Revista Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 10. n.1, p. 153-178, jan/jun. 2015. Disponível em: http://www.revista2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 1º jun. 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

CARRIJO, M. C. F. de O. B. Pesquisa em política educacional e a abordagem do ciclo de políticas: a importância da vigilância epistemológica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1213–1228, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-61260. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61260. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua