A nova rotina escolar e o absenteísmo-doença entre professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-60574

Palavras-chave:

Educação, Gestão Pública, Saúde docente

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o absenteísmo-doença entre professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA) na série temporal de 2014-2019. Para tanto, foram investigados os afastamentos por problemas de saúde entre docentes, na busca de alterações dos indicadores analisados, desde a implantação de uma nova rotina escolar no ano de 2017. Por meio da Estatística Descritiva, fez-se uma análise quantitativa de indicadores a respeito das Licenças Tratamento de Saúde (LTS), constatando-se um significativo aumento no número delas e de docentes em LTS, bem como a redução do número de dias por licença e de dias de licença por servidor. Esses resultados nos permitem sugerir que as mudanças efetuadas na rotina escolar contribuíram para a elevação do número de afastamentos para tratamento de problemas de saúde e que os gestores necessitam promover mudanças na organização de trabalho visando à promoção de saúde dos professores.

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Biografia do Autor

Caroline Pereira Leal, Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Brasil

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA).

Carla Garcia Bottega, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

LEAL, C. P.; BOTTEGA, C. G. . A nova rotina escolar e o absenteísmo-doença entre professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1292–1307, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-60574. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60574. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua