Entrevista: A centralidade da avaliação no contexto atual e o dilema da qualidade da escola pública: limites, desafios e alternativas /Interview: The centrality of evaluation in the current context and the quality dilemma of public schools: limits, chall

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-56040

Palavras-chave:

Avaliação, Escola pública, Qualidade social

Resumo

A presente entrevista reflete sobre a multidimensionalidade da avaliação e sua centralidade para a consolidação da qualidade da escola pública. A relevante experiência da entrevistada nesse campo do saber traz elementos que possibilitam a compreensão da temática no que se refere aos paradoxos da avaliação; à relação entre avaliação e à qualidade; ao posicionamento dos profissionais da educação frente a essas políticas; aos limites e desafios para a efetivação de uma educação de qualidade; aos movimentos de contrarregulação e de diálogo propositivo à avaliação. Tensiona ainda o contexto atual de pandemia e aponta alternativas em prol de uma avaliação socialmente referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e na Pós - graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação.

Lucia de Fatima Valente, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela UFU. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e na Pós - graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

2020-07-11

Como Citar

Pereira, M. S. F. ., & Valente, L. de F. . (2020). Entrevista: A centralidade da avaliação no contexto atual e o dilema da qualidade da escola pública: limites, desafios e alternativas /Interview: The centrality of evaluation in the current context and the quality dilemma of public schools: limits, chall . Revista Educação E Políticas Em Debate, 9(2), 275–286. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-56040

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no