As possibilidades do uso dos resultados do SPAECE para subsidiar a gestão pedagógica e a aprendizagem discente numa escola de ensino médio no Ceará / The possibilities of using SPAECE results to support pedagogical management and student learning in a hig
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55092Palavras-chave:
Avaliação externa, Apropriação de resultados, Plano de Ação Educacional, SPAECEResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com abordagem qualitativa que investigou as possibilidades de utilização pedagógica dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), visando à melhoria da aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola estadual localizada no município de Aratuba (CE). A questão de pesquisa, classificada como um estudo de caso foi: De que forma os resultados do SPAECE do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal podem subsidiar a gestão pedagógica de uma escola de ensino médio da rede estadual? Como principal resultado da pesquisa propõe-se um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações voltadas para o estabelecimento de uma cultura de apropriação e uso dos resultados do SPAECE, bem como a formação continuada docente na temática da avaliação educacional, além de propor a realização de oficinas de apropriação de resultados e elaboração coletiva das ações de intervenção que promovam a aprendizagem discente.
Downloads
Métricas
Referências
BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Acesso em 04 de abril de 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022012005000006.
BROOKE, N.; CUNHA, M. A.. A avaliação externa como instrumento de gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais. Fundação Victor Civita, São Paulo, v. 2, p. 17-79, nov. 2011.
CAEd. Guia de elaboração de itens: Língua Portuguesa. Juiz de Fora: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008. Disponível em: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/02/Guia_De_-Elabora%C3%A7%C3%A3o_De_Itens_LP.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.
CAEd. Boletim pedagógico: matemática do ensino médio. Juiz de Fora: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/wp-content/uploads/2016/08/SPAECE-2013-RP-MT-EM-WEB.pdf. Acesso em: 28 abr. 2018.
CAEd. Resultados por escola. Rede municipal regular de Aratuba, 2016. Juiz de Fora: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/resultados-por-escola/. Acesso em: 13 abr. 2018.
CASTRO, M. H. G. A consolidação da política de avaliação da educação básica. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 271-296, set./dez. 2009.
CEARÁ. Secretaria da Educação. SPAECE. Fortaleza, 05 out. 2012. Disponível em: http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/avaliacao-educacional/62-avaliacao-educacional/spaece/5171-informacoes. Acesso em: 28 mar. 2018.
CEARÁ. 8ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 8. Resultados do SPAECE 2017 por escola [Apresentação]. Baturité-CE, 2018.
FERNANDES, R.; GREMAUD, A. Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas. Rio de Janeiro: FGV, 25 abr. 2009. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/ibrecps/rede/seminario/reynaldo_paper.pdf. Acesso em: 17 abr. 2018.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/lapnex/arquivos/files/Apostila__ METODOLOGIA_DA_ PESQUISA%281%29.pdf. Acesso em: 27 set. 2018.
GATTI, B. A. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 08-26. Maio, 2014.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
KISTEMANN JR., M. A.; SOUSA, F. J. F. Uma investigação sobre apropriação de resultados de matemática do SPAECE: o caso da Escola Jabuti. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 125-153, jan./jul. 2018. Acesso em 14 de maio de 2018. DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.392.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MACHADO, C. Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista @mbienteeducação, v. 5, n. 1, p. 70 - 82, jan./jun. 2012.
MACHADO, C.; ALAVARSE, O. M.. Qualidade das escolas: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 413-436, abr./jun. 2014. Acesso em 10 de julho de 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s2175-62362014000200005.
ROCHER, T. A medida das competências: métodos psicométricos utilizados no âmbito das avaliações dos alunos. Tradução de Fabrice Kpoholo e Luís Fajardo Pontes (CAEd/ UFJF). Éducation & Formations, n. 86-87, p. 37-60, maio 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.