Relações étnico-raciais: significados e sentidos a partir de narrativas de crianças marajoaras / Ethnic-racial relationships: meanings and senses from the narratives of marajoaras children from marajoara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-54854

Palavras-chave:

Identidade, Relações étnico-raciais, Escola, Criança marajoara

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas de crianças marajoaras, estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre Identidade Negra e Relações Étnico-raciais. Verificou-se a autopercepção dessas crianças quanto a(s) sua(s) identidade(s) étnico-racial e como essas relações têm se dado na sociedade atual a partir de seus olhares. Os resultados indicam que as crianças se identificavam como pardas e/ou morenas, hora afastando-se da identidade negra, hora aproximando-se, com narrativas que demonstram resistências aos processos de miscigenação que buscam embranquecê-las. Percebem conflitos nas relações étnicos-raciais e posicionam-se em alguns momentos, mostrando que as relações são dialogáveis e mutáveis.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Pereira do Amaral, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Antropologia (PPGA/UFPA). Mestre em Comunicação Linguagens e Cultura. Pedagoga. Professora do Magistério Superior – UFPA/Campus Universitário do Marajó – Breves, com atuação na Faculdade de Educação e Ciências Humanas. Coordenadora de pesquisa que tem como objeto o Projeto Político Pedagógico e o lugar da diversidade/diferença no currículo da escola

Rodrigo Moura Queiroz, Universidade Federal do Pará - Brasil

Bolsista CAPES, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED UFPA), possui especialização em Educação e Cidadania, além de especialização em Escola que Protege. Pedagogo, é professor e coordenador pedagógico na educação básica da rede pública municipal de Breves, microrregião de Marajó, Estado do Pará.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

AMARAL, S. M. P. do; QUEIROZ, R. M. . Relações étnico-raciais: significados e sentidos a partir de narrativas de crianças marajoaras / Ethnic-racial relationships: meanings and senses from the narratives of marajoaras children from marajoara. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 851–864, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-54854. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54854. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: práticas e saberes por uma