Tecnologias digitais de informação e comunicação e educação a distância na formação docente: qual inovação? / Digital information and communication technologies and distance education in teacher education: what innovation?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54808

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Inovação pedagógica, Educação a Distância, Formação de professores, Literacia midiática

Resumo

O artigo traz o cenário da Educação a distância no Brasil, apresentando sua expansão em ofertas de cursos e números de ingressantes. Aponta que, no centro dessa expansão, estão os cursos de licenciatura e a necessidade da superação do uso exclusivamente instrumental dos recursos digitais, rumo à literacia midiática. O objetivo é discutir influências e relações das tecnologias digitais de informação e comunicação e da Educação a Distância na formação de professores. De que maneira esses fatores podem contribuir com a inovação pedagógica, fundamentada em uma perspectiva emancipadora de educação? A partir de referencial teórico, alicerçado na necessidade do uso crítico e criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação, as autoras dialogam com a inovação pedagógica e a literacia midiática para a promoção de um cenário promissor para a educação a distância.

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Biografia do Autor

Ketiuce Ferreira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, unidade Poços de Caldas). E-mail: ketiuce@yahoo.com.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/4583646940301706; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9198-8859.

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E-mail: martha.prata@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/2261656066135090; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0114-3532.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

SILVA, K. F. .; PRATA-LINHARES, M. M. . Tecnologias digitais de informação e comunicação e educação a distância na formação docente: qual inovação? / Digital information and communication technologies and distance education in teacher education: what innovation?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 137–150, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54808. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54808. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais