Educação a distância no Brasil: a regulamentação como falácia da democratização e acesso ao ensino superior de qualidade / Distance education in Brazil: regulation as a fallacy of democratization and access to quality higher education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54796

Palavras-chave:

Educação a Distância, Legislação, Neoliberalismo, Organismos Internacionais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a evolução da Educação a Distância (EaD) e de suas diretrizes legais no Brasil. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e análise documental para evidenciar tal evolução. As políticas públicas de EaD e sua expansão no país foram influenciadas sobremaneira pelas orientações de organismos internacionais, a evolução da Internet, a mudança no processo de acumulação capitalista, a aceleração da globalização e a transição do estado de bem-estar social para o neoliberalismo. Concluiu-se que a regulamentação da EaD no país travestiu-se da falácia da promoção da democratização e acesso ao ensino superior de qualidade, ao passo que foi flexibilizando-se ao longo do tempo, promovendo ambiente propício para os negócios educacionais por meio da mercantilização e internacionalização da educação.

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Biografia do Autor

Vicente Batista dos Santos Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM - Campus Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do IFTM Campus Uberaba. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: vicente@iftm.edu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/3375351463359641; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5207-7275.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutorado pela PUCSP no Programa de Educação/Currículo. Mestrado em Educação pela UFU. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP, no programa do Dpto. Filosofia da Educação e Ciências da Educação. E-mail: marcelbor@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/5826866488560826; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5445-023X.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

SANTOS NETO, V. B. dos .; BORGES, M. C. Educação a distância no Brasil: a regulamentação como falácia da democratização e acesso ao ensino superior de qualidade / Distance education in Brazil: regulation as a fallacy of democratization and access to quality higher education. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 53–72, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54796. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54796. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais