Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54791

Palavras-chave:

Políticas públicas, Saúde Pública, Desafios, Escolarização

Resumo

Para a mitigação da pandemia ensejada pela Covid-19 tornou-se premente o isolamento social, ocasionando o fechamento das instituições de ensino e, consequentemente, a contenção de crianças de jovens em seus domicílios. E, dentre as principais estratégias no país, tivemos a implementação de projetos relacionados à Educação a Distância (EaD), com a produção de paradoxos para a compreensão e utilização da modalidade de ensino a distância, pois, se por um lado, ela tem sido amplamente requisitada como alternativa diante das restrições das atividades educacionais presenciais, por outro, muitas deturpações têm ocorrido, em relação às condições materiais e o conhecimento necessário para a qualidade do seu desenvolvimento. De tal modo, as potencialidades das construções conceituais e práticas edificadas nas últimas décadas, não sem disputa, tem sofrido deturpações que, não raro, reduzem o tema ao mero aparato técnico de meios digitais, gerando novas incongruências. É nesse cenário que a Revista Educação e Políticas em Debates se propõe a contribuir com o fomento das reflexões, disponibilizando textos de qualidade acadêmica submetidos ao Dossiê “Políticas de Educação a Distância: desafios atuais”.

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Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris – Université Paris VIII. Professora Titular de Políticas e Gestão da Faculdade de Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da ANPED e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES. E-mail: mvieiraufu@ufu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/0726794592785841; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4510-0844.

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Presidente adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, com estágio doutoral CAPES realizado na Universidade do Minho, sob a supervisão do Prof. Almerindo Janela. Professora Adjunta de Políticas e Gestão da Educação do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE e do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES. E-mail: leonice@ufu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9049041703208746; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4510-0844.

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Editora adjunta a Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU da UFU. Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. E-mail: vilmasouza@ufu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1776641740982053; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9420-0908.

Referências

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Silva, M. V., Richter, L. M. ., & Souza, V. A. de . (2020). Editorial. Revista Educação E Políticas Em Debate, 9(1), 5–9. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54791

Edição

Seção

Editorial