Escola de Tempo Integral e Juventude: a experiência da cidade de Governador Valadares-MG / Full Time School and Youth: the experience of the city of Governador Valadares-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53852Palavras-chave:
Escola de Tempo Integral, Juventude, Política EducacionalResumo
Este artigo trata a escola de tempo integral que foi implementada no município de Governador Valadares/MG na qual detectamos elevados índices de evasão e transferência, sobretudo entre os jovens que a frequentavam. Partimos dessa constatação para elaborar um estudo de caso que procurou identificar os elementos que concorreram para a resistência dos jovens em relação à escola de tempo integral. No Brasil, é possível perceber que as políticas educacionais têm favorecido ao desenvolvimento de escolas de tempo integral, mas entrevistas com jovens que vivenciaram essa experiência em Govenador Valadares/MG revelaram que esses apresentam sérias restrições ao movimento de ampliação da jornada escolar.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel G. O direito ao tempo de escola. In: Revista Caderno de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1988, p. 3-10.
BRASIL. Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ano 3, 2009, p. 3-64. São Paulo: 2009. http://www.forumseguranca.org.br/storage/3_anuario_2009.pdf. Acesso em 02.04..2016.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: 2014. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em 02.06.2016.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n. 9.394/96, de 20 de
dezembro de 1996. Brasília, Distrito Federal: MEC,1996
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), de que trata o Art. 60 do ADCT; altera a Lei 10.195/2001, revoga dispositivos das Leis 9.424/1996, 10.880/2004 e 10.845/2004. Brasília, 2007
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial Nº 17. Institui o Programa Mais Educação. Brasília, DF: MEC, 2007.
CAVALIERE, A. M. V. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Revista Educação Social. Campinas/SP, p.1015-1035, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300018.
CAVALIERE, A. M. V. Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: Filantropia ou Política de Estado? In: Revista Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 35, nº. 129, p. 1205-1222, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302014142967.
DAYRELL, J.; J. CARRANO, Paulo César R. Jovens no Brasil: difíceis travessias de fim de século e promessas de um outro mundo. In: 25ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2002.
FARIA FILHO, L. M de; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo
de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação. n.14, p.19-34, 2000.
GOVERNADOR VALADARES. Caderno de Diretrizes Curriculares - 1. Governador Valadares, Secretaria Municipal de Educação, 2009.
GRUPO TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania. Relatório do Projeto de Avaliação e Monitoramento do Programa Escola de Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – MG. Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012, 128 p.
LEITE, L. H. A.; OLIVEIRA, F. S.; MENDONÇA, P.M. A Educação Integral como Direito. Concepções e desafios. In: GUIMARÃES, M.B.;MAIA, C. L.; PASSADES, D. (org.). Educação Integral: contribuições da extensão da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, p.33-52, 2015.
MAURÍCIO, L. V. Políticas públicas, tempo, escola. In: COELHO, Lígia Martha. C. C. (org.). Educação Integral em tempo integral: estudo e experiências em processo. Petrópolis, RJ: FAPERJ, 2009, p. 69-87.
MENEZES, J. S. S. Educação integral & tempo integral na educação básica: Da LDB ao PDE. In: COELHO, Lígia Martha. C. C. (org.). Educação Integral em tempo integral: estudo e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP ET Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, p. 69-87.
MOLL, J. A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública. In: MOLL, Jaqueline [et al.]. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 129-146. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40602012000300019.
PARENTE, C. da M. D. A construção dos tempos escolares. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.02, p.135-156, ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000200007.
ROCHA, Roosvany Beltrame. Caminhos e descaminhos da escola de tempo integral de Governador Valadares-MG: trajetórias de resistência de jovens. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005, p.87-127. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-20702005000200020.
SOUZA, M. C. R. F. Relação com o saber e Educação Integral: um estudo sobre estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental no contexto da Escola em Tempo Integral. 2015, 245 p. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado). Universidade Federal de Sergipe, 2015.