Escola de Tempo Integral e Juventude: a experiência da cidade de Governador Valadares-MG / Full Time School and Youth: the experience of the city of Governador Valadares-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53852

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Juventude, Política Educacional

Resumo

Este artigo trata a escola de tempo integral que foi implementada no município de Governador Valadares/MG na qual detectamos elevados índices de evasão e transferência, sobretudo entre os jovens que a frequentavam. Partimos dessa constatação para elaborar um estudo de caso que procurou identificar os elementos que concorreram para a resistência dos jovens em relação à escola de tempo integral. No Brasil, é possível perceber que as políticas educacionais têm favorecido ao desenvolvimento de escolas de tempo integral, mas entrevistas com jovens que vivenciaram essa experiência em Govenador Valadares/MG revelaram que esses apresentam sérias restrições ao movimento de ampliação da jornada escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

Roosvany Beltrame Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – MG.

Referências

ARROYO, Miguel G. O direito ao tempo de escola. In: Revista Caderno de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1988, p. 3-10.

BRASIL. Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ano 3, 2009, p. 3-64. São Paulo: 2009. http://www.forumseguranca.org.br/storage/3_anuario_2009.pdf. Acesso em 02.04..2016.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: 2014. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em 02.06.2016.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n. 9.394/96, de 20 de

dezembro de 1996. Brasília, Distrito Federal: MEC,1996

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), de que trata o Art. 60 do ADCT; altera a Lei 10.195/2001, revoga dispositivos das Leis 9.424/1996, 10.880/2004 e 10.845/2004. Brasília, 2007

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial Nº 17. Institui o Programa Mais Educação. Brasília, DF: MEC, 2007.

CAVALIERE, A. M. V. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Revista Educação Social. Campinas/SP, p.1015-1035, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300018.

CAVALIERE, A. M. V. Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: Filantropia ou Política de Estado? In: Revista Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 35, nº. 129, p. 1205-1222, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302014142967.

DAYRELL, J.; J. CARRANO, Paulo César R. Jovens no Brasil: difíceis travessias de fim de século e promessas de um outro mundo. In: 25ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2002.

FARIA FILHO, L. M de; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo

de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação. n.14, p.19-34, 2000.

GOVERNADOR VALADARES. Caderno de Diretrizes Curriculares - 1. Governador Valadares, Secretaria Municipal de Educação, 2009.

GRUPO TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania. Relatório do Projeto de Avaliação e Monitoramento do Programa Escola de Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – MG. Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012, 128 p.

LEITE, L. H. A.; OLIVEIRA, F. S.; MENDONÇA, P.M. A Educação Integral como Direito. Concepções e desafios. In: GUIMARÃES, M.B.;MAIA, C. L.; PASSADES, D. (org.). Educação Integral: contribuições da extensão da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, p.33-52, 2015.

MAURÍCIO, L. V. Políticas públicas, tempo, escola. In: COELHO, Lígia Martha. C. C. (org.). Educação Integral em tempo integral: estudo e experiências em processo. Petrópolis, RJ: FAPERJ, 2009, p. 69-87.

MENEZES, J. S. S. Educação integral & tempo integral na educação básica: Da LDB ao PDE. In: COELHO, Lígia Martha. C. C. (org.). Educação Integral em tempo integral: estudo e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP ET Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, p. 69-87.

MOLL, J. A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública. In: MOLL, Jaqueline [et al.]. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 129-146. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40602012000300019.

PARENTE, C. da M. D. A construção dos tempos escolares. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.02, p.135-156, ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000200007.

ROCHA, Roosvany Beltrame. Caminhos e descaminhos da escola de tempo integral de Governador Valadares-MG: trajetórias de resistência de jovens. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.

SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005, p.87-127. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-20702005000200020.

SOUZA, M. C. R. F. Relação com o saber e Educação Integral: um estudo sobre estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental no contexto da Escola em Tempo Integral. 2015, 245 p. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado). Universidade Federal de Sergipe, 2015.

Downloads

Publicado

2020-07-12

Como Citar

FONSECA, M. V.; ROCHA, R. B. . Escola de Tempo Integral e Juventude: a experiência da cidade de Governador Valadares-MG / Full Time School and Youth: the experience of the city of Governador Valadares-MG. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 525–539, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-53852. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/53852. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua