Escola de Tempo Integral e Juventude: a experiência da cidade de Governador Valadares-MG / Full Time School and Youth: the experience of the city of Governador Valadares-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53852

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Juventude, Política Educacional

Resumo

Este artigo trata a escola de tempo integral que foi implementada no município de Governador Valadares/MG na qual detectamos elevados índices de evasão e transferência, sobretudo entre os jovens que a frequentavam. Partimos dessa constatação para elaborar um estudo de caso que procurou identificar os elementos que concorreram para a resistência dos jovens em relação à escola de tempo integral. No Brasil, é possível perceber que as políticas educacionais têm favorecido ao desenvolvimento de escolas de tempo integral, mas entrevistas com jovens que vivenciaram essa experiência em Govenador Valadares/MG revelaram que esses apresentam sérias restrições ao movimento de ampliação da jornada escolar.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

Roosvany Beltrame Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – MG.

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Publicado

2020-07-12

Como Citar

Fonseca, M. V., & Rocha, R. B. . (2020). Escola de Tempo Integral e Juventude: a experiência da cidade de Governador Valadares-MG / Full Time School and Youth: the experience of the city of Governador Valadares-MG. Revista Educação E Políticas Em Debate, 9(2), 525–539. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53852

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua