Políticas de ampliação da jornada escolar: em destaque as propostas de Educação em Tempo Integral no contexto do Programa Mais Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52589

Palavras-chave:

Ampliação da jornada escolar, Programa Mais Educação, Educação em Tempo Integral

Resumo

O presente artigo, tem por objetivo analisar as políticas de ampliação da jornada escolar no contexto do Programa Mais Educação, como mola impulsionadora para a melhoria do desempenho dos estudantes da educação básica, através do maior tempo de permanência nos espaços escolares. Pode-se considerar que, a Educação em tempo integral   e a ampliação do tempo de permanência dos estudantes, permite à escola enquanto espaço de reelaboração do conhecimento, incorporar em seu currículo atividades para o desenvolvimento de competências cognitivas e atitudinais necessárias a uma formação cidadã. Observa-se também, que existe uma enorme distância entre o discurso e a intenção, para que essas propostas realmente se efetivem.

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

ABDULMASSIH, M. B. F.; CHIZZOTTI, A. Políticas de ampliação da jornada escolar: em destaque as propostas de Educação em Tempo Integral no contexto do Programa Mais Educação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 361–377, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n3a2019-52589. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52589. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação em tempo integral: Desafios atuais