Programas de Fomento nos cursos de Licenciatura na Modalidade EaD: políticas públicas para formação docente / Programs in the Degree in Distance Education: public policies for teacher training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-52132

Palavras-chave:

Educação a Distância, Políticas Públicas, Formação docente

Resumo

Esse texto analisa a estrutura dos programas de fomento a graduação propostos pela CAPES, direcionados para os cursos de licenciatura. Apresenta como objetivo refletir sobre a inter-relação dos programas de formação docente com o ensino a distância, a fim de demonstrar uma interpretação desses programas e, diante do objetivo definido, conclui-se pela necessidade de continuidade dos programas. É uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e classificada como documental, subsidiada na interligação das teorias da formação docente e da Educação a Distância. Os pontos analisados abordam os objetivos, adesão e modalidades de bolsas dos programas. Os dados apontam que os editais não fazem distinção na modalidade de oferta dos cursos e que os programas qualificam a formação do aluno.

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Biografia do Autor

Marcela Arantes Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Brasil

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda em Ciências da Informação na UNESP/Campus Marília. E-mail: mar_arantes@hotmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/6401341241471875; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4135-9725.

Jonimar da Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Brasil

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Mestre em Administração. E-mail: jonimar.souza@ifro.edu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8622996107812924; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3374-5108.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

RIBEIRO, M. A.; SOUZA, J. da S. Programas de Fomento nos cursos de Licenciatura na Modalidade EaD: políticas públicas para formação docente / Programs in the Degree in Distance Education: public policies for teacher training. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 169–186, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-52132. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52132. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais