Democratização da educação superior brasileira: um estudo sobre o Sistema de Cotas na Universidade Estadual de Londrina (2004-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51031

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Cotas, Educação Superior, Gestão, UEL

Resumo

Este artigo apresenta aos resultados de uma pesquisa realizada no período de 2017 a 2019. Neste estudo, objetivamos destacar o aprimoramento nas discussões e trâmites relativos ao sistema de cotas na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Para isso, utilizamos como método de pesquisa o materialismo histórico dialético e como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que o sistema de cotas, nesta Instituição, passou por avaliações que o aperfeiçoou e ampliou. Concluímos, que este sistema se trata de uma política de inclusão tanto racial como social, e que requer acompanhamento e avaliação contínuos para que seus objetivos, declarados em legislação, sejam plenamente alcançados e, por fim, que se contribua para a democratização da educação superior.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

DAVID, L. V. M. G.; FERNANDES, . T. da C. Democratização da educação superior brasileira: um estudo sobre o Sistema de Cotas na Universidade Estadual de Londrina (2004-2017). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 271–287, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-51031. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51031. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua