Democratização da educação superior brasileira: um estudo sobre o Sistema de Cotas na Universidade Estadual de Londrina (2004-2017)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51031Palavras-chave:
Políticas Públicas de Cotas, Educação Superior, Gestão, UELResumo
Este artigo apresenta aos resultados de uma pesquisa realizada no período de 2017 a 2019. Neste estudo, objetivamos destacar o aprimoramento nas discussões e trâmites relativos ao sistema de cotas na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Para isso, utilizamos como método de pesquisa o materialismo histórico dialético e como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que o sistema de cotas, nesta Instituição, passou por avaliações que o aperfeiçoou e ampliou. Concluímos, que este sistema se trata de uma política de inclusão tanto racial como social, e que requer acompanhamento e avaliação contínuos para que seus objetivos, declarados em legislação, sejam plenamente alcançados e, por fim, que se contribua para a democratização da educação superior.
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