O Movimento Todos pela Educação como agente articulador do campo econômico na agenda para o Ensino Médio

Autores

  • Valdirene Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-08

Palavras-chave:

Juventude, Projeto formativo, Ensino Médio

Resumo

Este texto tem por objetivo, inicialmente, indicar alguns elementos conceituais bourdieusianos que são importantes para a discussão sobre a relevância do movimento Todos Pela Educação (TPE), na construção de uma agenda para o ensino médio. Parte do pressuposto que algumas premissas apresentadas pelo TPE são históricas e vinculadas a um projeto de formação para a juventude, mas que se constituíram de modo singular desde a criação desse Movimento. O trabalho recorreu a documentos constitutivos do TPE, bem como ao acervo de publicações oriundas de estudos, pesquisas, entrevistas, relatórios e outros documentos, disponibilizadas no site do TPE para apreender a proposta de ensino médio subjacente.

 

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Biografia do Autor

Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, V. A. de; OLIVEIRA, J. F. de. O Movimento Todos pela Educação como agente articulador do campo econômico na agenda para o Ensino Médio. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48117. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente