O Movimento Todos pela Educação como agente articulador do campo econômico na agenda para o Ensino Médio

Autores

  • Valdirene Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-08

Palavras-chave:

Juventude, Projeto formativo, Ensino Médio

Resumo

Este texto tem por objetivo, inicialmente, indicar alguns elementos conceituais bourdieusianos que são importantes para a discussão sobre a relevância do movimento Todos Pela Educação (TPE), na construção de uma agenda para o ensino médio. Parte do pressuposto que algumas premissas apresentadas pelo TPE são históricas e vinculadas a um projeto de formação para a juventude, mas que se constituíram de modo singular desde a criação desse Movimento. O trabalho recorreu a documentos constitutivos do TPE, bem como ao acervo de publicações oriundas de estudos, pesquisas, entrevistas, relatórios e outros documentos, disponibilizadas no site do TPE para apreender a proposta de ensino médio subjacente.

 

Biografia do Autor

  • Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás.

  • João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente

Como Citar

O Movimento Todos pela Educação como agente articulador do campo econômico na agenda para o Ensino Médio. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48117. Acesso em: 23 mar. 2025.