Entrevista com Eliza Bartolozzi Ferreira

Autores

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-03

Palavras-chave:

Políticas de Ensino Médio, Emenda Constitucional 05, Condição juvenil

Resumo

Historicamente, o ensino médio tem apresentado significativos índices de evasão e repetência. Os aspectos que desencadeiam a ocorrência desses fenômenos são multifacetados e guardam conexões com múltiplas determinações derivadas de processos sócio-culturais, pedagógicos e político-econômicos.A presente entrevista tem como foco de reflexões aspectos relacionados a dinâmica de funcionamento do Ensino Médio na realidade brasileira.. São realizados balanços analíticos dos contornos e configurações referentes aos êxitos, intermitências e limitações das políticas educaicionais voltadas para a oferta desta etapa educacional, como também análises sobre as conexões necessárias entre o universo escolar e o universo juvenil, os impactos da Emenda Constitucional 95 sobre o financiamento da Educação Básica e a reforma do ensino médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal Uberlândia (UFU)

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris – Université Paris VIII. Professora Titular de Políticas e Gestão da Faculdade de Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da ANPED e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES.

Referências

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A contra reforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Educação & Sociedade, Jun 2017, vol.38, no.139, p.293-308.

PERONI, V.; CAETANO, M. R. O público e o privado na educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Silva, M. V. (2017). Entrevista com Eliza Bartolozzi Ferreira. Revista Educação E Políticas Em Debate, 6(3). https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-03

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente