A docência nas séries iniciais: formação e prática pedagógica de professores de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-14

Palavras-chave:

Docência nas séries iniciais, Formação de professores, Prática pedagógica de Matemática

Resumo

Com objetivo de discorrer sobre a docência nas séries iniciais tecendo reflexões sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Matemática, desenvolvemos este estudo bibliográfico no encalço da questão: Quais as nuanças da docência nas séries inicias tendo em vista as marcas da formação e da prática pedagógica de professores de Matemática? Em torno desse propósito a tessitura discute a docência nos anos iniciais pontuando que a polivalência exercida pelos professores é permeada por lacunas da formação e nesse sentido, os profissionais enfrentam desafios importantes. Pontuamos que o conhecimento matemático tem grande importância na formação desses professores, sem dissociar-se da didática. É preciso fazer matemática, saber como e por quê ensinar essa disciplina. A formação centrada no desenvolvimento da pesquisa, da investigação e do questionamento busca melhorar a habilidade de ensinar. Na verdade, ensinar só se aprende ensinando, e toda prática tem uma teoria que a sustenta. É importante que a teoria sobre a qual nos embasemos, potencialize em nós a capacidade de avaliação e raciocínio crítico.

 

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Biografia do Autor

Cristiana Barra Teixeira, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda em Educação da Universidade
Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB).

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-graduação
em Educação (PPGED/UFU) e da Faculdade de Educação (FACED/UFU).

Referências

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

TEIXEIRA, C. B.; OLIVEIRA, G. S. de. A docência nas séries iniciais: formação e prática pedagógica de professores de Matemática. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 538–549, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47534. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários