Políticas públicas para a educação especial e inclusão no sistema educacional brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-06

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação, Inclusão

Resumo

O estudo objetiva analisar as principais políticas públicas voltadas à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e seus reflexos no sistema educacional brasileiro, tendo como panorama as transformações ocorridas nas últimas décadas do século XX. Para tal empreendimento, recorremos a autores que discutem a temática, acrescidos a documentos legais que respaldam as políticas públicas para educação de forma geral e especificamente à educação especial na perspectiva inclusiva. A pesquisa mostrou que, embora as políticas públicas voltadas para educação inclusiva tenham avançado nos últimos anos, muitos desafios permanecem, pois a Legislação educacional brasileira garante o direito, mas na prática não há efetividade e eficácia na inclusão.

 

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Biografia do Autor

Josélia Maria da Silva Farias, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CUMPP). Doutoranda DINTER Universidade Federal de
Uberlândia – UFU.

Elaine Pontes Bezerra, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CMRV). Doutoranda DINTER Universidade Federal de
Uberlândia – UFU.

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professora Associada IV da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora e Pós-doutora em Educação.
Coordenadora Pedagógica (DINTER/UFU/UFPI). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento
profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas”.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

FARIAS, J. M. da S.; BEZERRA, E. P.; MALUSÁ, S. Políticas públicas para a educação especial e inclusão no sistema educacional brasileiro. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 419–430, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47524. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários