Escolas multisseriadas do campo: tempos, espaços e vivências
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-11Palavras-chave:
Educação do Campo, Escolas Multisseriadas do Campo, VivênciasResumo
Este texto discute a relevância social, política e cultural das escolas multisseriadas do campo, a partir das memórias e vivências de sujeitos que ali trabalharam e estudaram, considerando os princípios da Educação do Campo. Foi realizada uma pesquisa explicativa, referenciada no Paradigma Interpretativo e na tipologia História Oral, com sujeitos oriundos de escolas multisseriadas do Campo, enfatizando suas memórias e percepções sobre esse espaço de ensino, de aprendizagem e de vida. Fundamentou-se nos trabalhos de Antunes-Rocha e Hage (2010), Santos e Moura (2010) e Hage (2008; 2014). Ressalta-se nessa experiência brasileira de escola do Campo, existe um trabalho pedagógico que atende e enriquece a história da educação ao valorizar a diversidade, assim como exerce uma função social nas comunidades como materialização do direito à Educação do Campo, não se justificando o seu fechamento.
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