Fechar escolas no campo: uma manifestação da vulnerabilidade do direito à educação do campo no Semiárido Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-10Palavras-chave:
Educação do Campo, Seminário, Direito à EducaçãoResumo
Revelar o desrespeito ao direito à Educação do Campo no Semiárido Brasileiro é a intenção das reflexões deste artigo. Essa perspectiva é baseada em pesquisa realizadajunto ao censo escolar 2014, efetivado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira nos municípios brasileiros. O objeto de estudo foi o fechamento de escolas do campo no Semiárido Brasileiro, nos municípios do Território do Sertão do São Francisco, localizado no norte da Bahia. Conclui-se que o poder público, materializado pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, coloca em vulnerabilidade o direito à Educação quando fecha escolas do campo sem ouvir a comunidade e sob o argumento de que os custos determinam a continuidade e a existência da escola nas comunidades do campo.
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