Fechar escolas no campo: uma manifestação da vulnerabilidade do direito à educação do campo no Semiárido Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-10

Palavras-chave:

Educação do Campo, Seminário, Direito à Educação

Resumo

Revelar o desrespeito ao direito à Educação do Campo no Semiárido Brasileiro é a intenção das reflexões deste artigo. Essa perspectiva é baseada em pesquisa realizadajunto ao censo escolar 2014, efetivado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira nos municípios brasileiros. O objeto de estudo foi o fechamento de escolas do campo no Semiárido Brasileiro, nos municípios do Território do Sertão do São Francisco, localizado no norte da Bahia. Conclui-se que o poder público, materializado pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, coloca em vulnerabilidade o direito à Educação quando fecha escolas do campo sem ouvir a comunidade e sob o argumento de que os custos determinam a continuidade e a existência da escola nas comunidades do campo.

 

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Biografia do Autor

Edmerson dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Bahia - Brasil

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas- DCH/III e do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos

Ádma Hermenegildo Rocha, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Bahia - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

REIS, E. dos S.; ROCHA, Ádma H. Fechar escolas no campo: uma manifestação da vulnerabilidade do direito à educação do campo no Semiárido Brasileiro. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 132–150, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47050. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Educação do Campo