Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-10Palavras-chave:
Política educacional, Formação de professores, PIBIDResumo
No contexto da política de formação de professores, dentre várias ações governamentais está o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e na atual conjuntura da política nacional de formação de professores a proposta de sua "modernização" a partir do programa de residência pedagógica. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo exploratório sobre as produções do PIBID, tendo como questão norteadora: o que as pesquisas revelam sobre a contribuição do PIBID na formação dos egressos? O levantamento foi realizado no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES entre os anos de 2013 a 2017. Os dados identificaram 17 produções, sendo 16 dissertações e uma tese. A maior produção ocorreu no ano de 2016, sendo 88% provenientes de instituições públicas. O sudeste apresentou oito produções, seguidas pelo nordeste e sul com quatro respectivamente. A região centro-oeste com apenas uma produção. Todas as pesquisas apontaram que o programa contribui na formação dos egressos, levando inclusive a opção pela docência por parte de alguns. Por outro lado, algumas destacaram as limitações do programa quanto à desvalorização da profissão e a necessidade de se repensar às ações do PIBID.
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