O protagonismo da CNTE nas disputas pelas garantias constitucionais no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-05

Palavras-chave:

Constituição Federal, CNTE, Sindicalismo Docente, Política Educacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel dos movimentos sociais do campo educacional nos processos de elaboração e de materialização dos direitos conquistados na Constituição Federal de 1988. Para tanto, elege-se como objeto de estudo as Resoluções de Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no período de 1990 a 2017, analisadas a partir de estudo documental. Tais análises permitiram identificar a trajetória de defesa da educação pública e da proteção corporativa da categoria, articuladas a questões estruturais da organização do Estado brasileiro.

 

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Biografia do Autor

Elisângela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Paraná - Brasil

Professora e coordenadora da Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Paraná - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE)/Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Paraná - Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE)/Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

SCAFF, E. A. da S.; GOUVEIA, A. B.; FERRAZ, M. A. dos S. O protagonismo da CNTE nas disputas pelas garantias constitucionais no campo da educação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 244–262, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47017. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais