Editorial

Autores

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação
  • Leonice Matilde Richter Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-01

Resumo

Este número é composto pelo "Dossiê: Políticas públicas no sistema carcerário e socioeducativo do Brasil", que contém quatro artigos e apresenta temas e reflexões acerca das políticas educacionais para sistema carcerário e socioeducativo do Brasil, com a colaboração de professores que pesquisam na área. O objetivo, assim, é provocar o debate quanto aos dilemas atuais enfrentados pela Educação em Prisões e de jovens em situação de restrição e privação de liberdade e as perspectivas de enfrentamento dos mesmos, a partir da perspectiva histórica, legal e dialógica com as ações universitárias por meio da extensão universitária pautada no ensino, extensão e pesquisa.

O presente número da revista abarca, além do mencionado dossiê, três artigos da seção Demanda Contínua, o primeiro de autoria de Simone Vieira Melo Shimamoto intitulado "A concepção de trabalho escolar e a (des)politização dos sujeitos sociais a partir de Maurício Tragtenberg"; o segundo de autoria de Alberto Bive Domingos com título "A contemporaneidade da educação africana: o presente a despeito do passado e da cultura. que perspectivas?" e o terceiro de Klívia de Cássia Silva Nunes e Luiz Bezerra Neto que abordam o tema "Políticas educacionais para a Educação do Campo: uma análise histórica". Faz parte também da presente edição, na seção "Relato de Experiência", o trabalho de Joiciane Aparecida de Souza, Aurélie Baudier e Patrick Raes o relato "O acompanhamento psicopedagógico de estudantes do ensino superior na Bélgica no âmbito da disciplina "Atividades de Integração ligadas ao Ensino Superior - AILES".

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Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

Presidente adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, com estágio doutoral CAPES realizado na Universidade do Minho, sob a supervisão do Prof. Almerindo Janela. Professora Adjunta de Políticas e Gestão da Educação do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania

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Publicado

2019-02-18

Como Citar

Silva, M. V., & Richter, L. M. (2019). Editorial. Revista Educação E Políticas Em Debate, 6(2). https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-01

Edição

Seção

Editorial