Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-01Resumo
Este número é composto pelo "Dossiê: Políticas públicas no sistema carcerário e socioeducativo do Brasil", que contém quatro artigos e apresenta temas e reflexões acerca das políticas educacionais para sistema carcerário e socioeducativo do Brasil, com a colaboração de professores que pesquisam na área. O objetivo, assim, é provocar o debate quanto aos dilemas atuais enfrentados pela Educação em Prisões e de jovens em situação de restrição e privação de liberdade e as perspectivas de enfrentamento dos mesmos, a partir da perspectiva histórica, legal e dialógica com as ações universitárias por meio da extensão universitária pautada no ensino, extensão e pesquisa.
O presente número da revista abarca, além do mencionado dossiê, três artigos da seção Demanda Contínua, o primeiro de autoria de Simone Vieira Melo Shimamoto intitulado "A concepção de trabalho escolar e a (des)politização dos sujeitos sociais a partir de Maurício Tragtenberg"; o segundo de autoria de Alberto Bive Domingos com título "A contemporaneidade da educação africana: o presente a despeito do passado e da cultura. que perspectivas?" e o terceiro de Klívia de Cássia Silva Nunes e Luiz Bezerra Neto que abordam o tema "Políticas educacionais para a Educação do Campo: uma análise histórica". Faz parte também da presente edição, na seção "Relato de Experiência", o trabalho de Joiciane Aparecida de Souza, Aurélie Baudier e Patrick Raes o relato "O acompanhamento psicopedagógico de estudantes do ensino superior na Bélgica no âmbito da disciplina "Atividades de Integração ligadas ao Ensino Superior - AILES".