Políticas públicas para a educação do campo e formação de professores no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-07Palavras-chave:
Formação de professores, Políticas públicas para Educação, Educação do CampoResumo
O artigo tem por objetivo analisar fatores e sujeitos determinantes no percurso de implantação da política pública de criação de cursos de formação de professores para atuarem em escolas do/no campo. Tais políticas ganharam força a partir da primeira década dos anos 2000, quando movimentos sociais ligados à terra, apoiados e financiados direta/indiretamente por organismos nacionais e internacionais, encontraram momentos profícuos à conquista e à institucionalização de Licenciaturas em Educação do Campo, planejadas e financiadas pelo Estado brasileiro, via Ministério da Educação e propostas por Instituições Federais de Ensino Superior. Almeja-se que tais análises possam oferecer subsídios para a ampliação das discussões sobre as políticas destinadas às populações campesinas no Brasil.
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