ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL

Autores

  • Rosana Túbero Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n1a2016-44576

Resumo

O objetivo deste artigo é rever questões de acesso e permanência de alunos negros nos bancos escolares do ensino fundamental e no ensino médio brasileiro e a importância da Lei 10.639/2003 enquanto estratégia de combate às desigualdades educacionais e raciais. Ênfase é dada ao conceito de capital humano opondo-se este à ideia de uma cultura nacional e popular que permita a tomada de consciência da opressão e a organização para a luta contra o modelo vigente. Ao lado de alguns momentos políticos e de políticas educacionais, para demonstrar as desigualdades entre brancos e negros, apresentam-se dados do IPEA, IBGE e de pesquisadores.

Palabras-chave: Exclusão. Desigualdades educacionais. Educação antirracista.

ACCESS, RETENTION AND RACIAL EXCLUSION 

Abstract: The purpose of this article is to review issues of access and retention of black students in elementary schools and secondary education in Brazil and the importance of Brazilian Law 10.639/2003 as a strategy to fight racial and educational inequalities. Emphasis is given to the concept of human capital, in opposition to the idea of a national and popular culture, allowing awareness of the oppression as well as the organization to fight the current model. Alongside some political moments and educational policies, in order to show the inequalities between blacks and whites, we present data from IPEA, IBGE and research.

Keywords: Exclusion. Educational inequalities. Anti-racist education.

L'ACCESS, SEJOUR ET L'EXCLUSION RACIALE

Resumé: Le but de cet article c'est d'examiner les questions de l'accès et la rétention des étudiants noirs dans les écoles primaires et l'enseignement secondaire, et l'importance de 10.639/2003 la loi brésilienne en tant que stratégie de lutte contre les inégalités raciales et éducatives. L'accent est mis à la notion du capital humain en opposition à cette idée d'une culture nationale actuelle pour permettre la prise de conscience populaire sur l'oppression et sur l'organisation, pour pouvoir lutter contre le modèle actuel. En fera référence à quelques choix politiques et d'éducation, afin de montrer les inégalités entre Noirs et Blancs. Nous présenterons des données de l'IPEA, l'IBGE et d'autres chercheurs.

Mots-clés: Exclusion. Les inégalités scolaires. L'éducation anti-raciste.

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Biografia do Autor

Rosana Túbero, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Supervisora de Ensino na Diretoria Regional de Sumaré

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

TÚBERO, R. ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.14393/REPOD-v5n1a2016-44576. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44576. Acesso em: 8 nov. 2024.

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Artigos