AS POTENCIALIDADES DA LIDERANÇA DOCENTE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CONTEXTO: RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPÍRICO

Autores

  • Cristina Parente Universidade do Minho
  • Fátima Vieira Universidade do Minho
  • Eva Fernandes Universidade do Minho
  • Cláudia Pinheiro Universidade do Minho
  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31333

Resumo

Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado "Teachers exercising leadership", (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Parente, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora da área de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância na Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: cristinap@ie.uminho.pt

Fátima Vieira, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora da área de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância na Universidade do Minho, Portugal. E-mail: fatima@ie.uminho.pt

Eva Fernandes, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Educação na especialidade de Desenvolvimento Curricular da Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: evalopesfernandes@gmail.com

Cláudia Pinheiro, Universidade do Minho

Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: claudiampinheiro@hotmail.com

Maria Assunção Flores, Universidade do Minho

Doutora em Educação pela Universidade de Nottingham, Reino Unido. Professora da área de Currículo e Formação de Professores na Universidade do Minho, Portugal. E-mail: aflores@ie.uminho.pt

Referências

ALEXANDROU, A.; SWAFFIEL, S. Teacher leadership and professional development: perspectives, connections and prospects. Professional Development in Education, London, v.38, n.2, p. 159-167, April, 2012.

CROWTHER, F. The IDEAS Project: Guidelines for Exploration and Trial in Queensland State Schools. Brisbane: Education Queensland, 1999. p. 29

DANIELSON, C. Teacher Leadership that Strengthens Professional Practice. Alexandria, Virginia USA: Association for supervising and Curriculum Development (ASCD), 2006. p. 159

DURRANT, J. Teachers Frameworks and Key ingredients for school improvement. Leading and Managing, v.10, n.2, p.10-29, May, 2004.

FLORES, M. A. Teachers’ Work and Lives: A European Perspective, In C. Day (Ed).The Routledge International Handbook of Teacher and School Development, London: Routledge, 2014b, p. 94-107.

FLORES, M. A. (coord.) Profissionalismo e Liderança dos Professores. Santo Tirso: De Facto Editores, 2014 a. p. 244

FLORES, M. A. Discursos do profissionalismo docente: paradoxos e alternativas conceptuais, Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v.19, n.59, p. 851-869, out-dez, 2014b.

FLORES, M. A.; FERREIRA, F. I. (Org.). Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspetivas. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012. p. 248

FROST, D.; DURRANT, J. Teachers as Leaders: exploring the impact of teacher-led development work. School Leadership and Management, v.22, n.2, p. 143-161, May, 2002.

FROST, D; DURRANT, J. Teacher Leadership: rational, strategy and impact. School Leadership and Management, v.23, n. 2, p. 173-186, May, 2003.

FROST, D. Resisting the juggernaut: building capacity through teacher leadership in spite of it all. Leading and Managing, v.10, n.2, p. 70-87, May, 2004.

FROST, D. From professional development to system change: teacher leadership and innovation. Professional Development in Education, London, v.38, n.2, p. 205-227, April, 2012.

KATZENMEYER, M.; MOLLER, G. Awakening the Sleeping Giant: helping teachers develop as leaders. Thousand Oaks: Corwin Press, 2001. p. 220

LIEBERMAN, A. Teacher Leadership: What are we learning? In C. Livingston, Teachers as Leaders: evolving roles, Washington DC: National Education Association, 1992, p. 159-165.

LIEBERMAN, A.; MILLER, L. Teacher Leadership. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2004. p. 100

LIEBERMAN, A.; FRIEDRICH, L. Changing Teaching from Within: Teachers as Leaders. In J. MACBEATH; Y. CHENG, Leadership for Learning: International Perspectives, Rotterdam e Taipei: Sense Publishers, 2008, p. 37-57.

LITTLE, J. W. Assessing the prospects for teacher leadership. In A. Lieberman, Building a professional culture in schools, New York: Teachers College Press, 1988. p. 78-106.

MACBEATH, J. et al. Leadership of Learning: Making the Connections. Cambridge: University of Cambridge Faculty of Education, 2006. p. 189

PAIS, J.M. Ganchos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro. Lisboa: Ambar, 2005. p. 335

PARENTE, C.; VIERA, F.; SANTOS, P.; PINHEIRO; C. FLORES. M.A. A condição docente e o exercício da liderança: perspetivas dos professores. In M. A. Flores (org), Profissionalismo e liderança dos professores. Santo Tirso: De facto Editores, 2014, p. 101-156.

POEKERT, P.E. Teacher leadership and professional development: examining links between two concepts central to school improvement. Professional Development in Education, London, vol.38, n.2, p. 169-188, April, 2012.

TAYLOR, M.; YATES, A.; MEYER, L; KINSELLA, P. Teacher Professional Leadership in support of teacher professional development. Teaching and Teacher Education, v. 27, n.1, p. 85-94, January, 2011.

YORK-BARR, J.; DUKE, K. What do we know about teacher leadership? Findings from two decades of scholarship. Review of Educational Research, v.74, n.3, p. 255-316, May, 2004.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

PARENTE, C.; VIEIRA, F.; FERNANDES, E.; PINHEIRO, C.; ASSUNÇÃO FLORES, M. AS POTENCIALIDADES DA LIDERANÇA DOCENTE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CONTEXTO: RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPÍRICO. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31333. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31333. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua