POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM AMBIENTES HOSPITALARES: EM DEFESA DA ESCOLA NO HOSPITAL

Autores

  • Idalice Ribeiro Silva Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31309

Palavras-chave:

Classe hospitalar, Educação especial, Educação para todos, Políticas públicas

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre uma tentativa de criar uma classe hospitalar em um hospital universitário e suas interlocuções com as discussões sobre a constituição de políticas de educação escolar em ambientes hospitalares, particularmente os documentos que desencadearam as políticas de educação para todos, destacando-se a educação especial, e os debates sobre os direitos educacionais das crianças e adolescentes hospitalizadas presentes na literatura sobre o tema, demonstrando que embora haja fundamentos legais que sustentem a oferta da referida modalidade educacional, os atores sociais envolvidos precisam enfrentar as adversidades dos contextos em que atuam e abrir as cenas políticas de luta pela garantia da educação escolar como direito das crianças e adolescentes hospitalizadas.

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Biografia do Autor

Idalice Ribeiro Silva Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade de Paulo (USP); Professora no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E-mail: idalice@yahoo.com

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Publicado

2015-08-19

Como Citar

SILVA LIMA, I. R. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM AMBIENTES HOSPITALARES: EM DEFESA DA ESCOLA NO HOSPITAL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31309. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31309. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação Escolar em Contextos Hospitalares