CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO ESCOLAR DOMICILIAR: DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOENTES

Autores

  • Eneida Simões da Fonseca Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Classe hospitalar, Atendimento pedagógico domiciliar

Resumo

Este texto aborda a temática do atendimento escolar de crianças e adolescentes doentes e reflete sobre a construção social de conceitos no que se refere ao adoecer, ao hospital e à  hospitalização, ao nascer, ao viver e ao morrer. A terminologia utilizada para definir o atendimento escolar dado aos enfermos, o respaldo legal e os objetivos dessa modalidade de ensino são abordados. A clientela atendida e a dinâmica do trabalho escolar realizado são apresentadas, bem como o quantitativo de escolas em hospitais e de atendimento escolar domiciliar no contexto brasileiro. São discutidas as aproximações e os distanciamentos da realidade brasileira em relação a essa modalidade de ensino no contexto canadense, contribuindo para com algumas considerações sobre a escolaridade no ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eneida Simões da Fonseca, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

PhD em Desenvolvimento e Educação de Crianças Hospitalizadas pelo Institute of Education - University of London/Inglaterra. Professora Associada do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: eneida@uerj.br

Referências

BARROS, Alessandra Santana Soares. Panorama da Classe Hospitalar no Mundo. In DIAZ, Felix et al (Org.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador/BA: EDUFBA. 2009. p.279-288.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Resolução 04 de 02/10/2009. Brasília/DF: Imprensa Oficial. 2009.

BRASIL. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC/SEESP. 2002.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CBE no.2. de 11/09/01. Diário Oficial da União no. 177, seção 1E de 14/09/01. p.39-40. Brasília/DF: Imprensa Oficial. 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília/DF: Imprensa Oficial. 1996.

BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Resolução n. 41, de 13/10/1995. Brasília/DF: Imprensa Oficial, 1995.

FONSECA, Eneida Simões da. Hospitais com escolas e atendimento domiciliar para crianças doentes. Disponível em Acesso em 25 set. 2014.

FONSECA, Eneida Simões da. O lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem da criança hospitalizada. In PÉREZRAMOS, Aidyl Queiroz; OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). Brincar é saúde: o lúdico como estratégia preventiva. Rio de Janeiro: WAK. 2010. p.203-224.

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2008.

FONSECA, Eneida Simões da; CECCIM, Ricardo Burg. Atendimento pedagógico-educacional hospitalar: promoção do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. Temas sobre Desenvolvimento, v.7, n.42, p.24-36, janeiro-fevereiro. 1999.

FRANCO, Maria Helena Pereira; KOVACS, Maria Julia; CARVALHO, Maria Margarida J; CARVALHO, Vicente A. Vida e morte: laços da existência. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2011.

KOVACS, Maria Julia (org) Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

MATOS, Elizete Lucia Moreira; MUGIATTI, Maria Terezinha. Pedagogia Hospitalar. Curitiba: Champagnat, 2001.

MELO, Luciana de Lione; VALLE, Elizabeth Ranier Martins do. Vivencias de uma criança com câncer hospitalizada em iminência de morte. In VALLE, Elizabeth Ranier Martins do (Org.). Psico-oncologia pediátrica. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2001. p.181-214.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

da Fonseca, E. S. (2015). CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO ESCOLAR DOMICILIAR: DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOENTES. Revista Educação E Políticas Em Debate, 4(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31308

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação Escolar em Contextos Hospitalares