CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO ESCOLAR DOMICILIAR: DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOENTES

Autores

  • Eneida Simões da Fonseca Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31308

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Classe hospitalar, Atendimento pedagógico domiciliar

Resumo

Este texto aborda a temática do atendimento escolar de crianças e adolescentes doentes e reflete sobre a construção social de conceitos no que se refere ao adoecer, ao hospital e à  hospitalização, ao nascer, ao viver e ao morrer. A terminologia utilizada para definir o atendimento escolar dado aos enfermos, o respaldo legal e os objetivos dessa modalidade de ensino são abordados. A clientela atendida e a dinâmica do trabalho escolar realizado são apresentadas, bem como o quantitativo de escolas em hospitais e de atendimento escolar domiciliar no contexto brasileiro. São discutidas as aproximações e os distanciamentos da realidade brasileira em relação a essa modalidade de ensino no contexto canadense, contribuindo para com algumas considerações sobre a escolaridade no ambiente hospitalar.

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Biografia do Autor

Eneida Simões da Fonseca, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

PhD em Desenvolvimento e Educação de Crianças Hospitalizadas pelo Institute of Education - University of London/Inglaterra. Professora Associada do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: eneida@uerj.br

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Publicado

2015-08-19

Como Citar

DA FONSECA, E. S. CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO ESCOLAR DOMICILIAR: DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOENTES. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31308. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação Escolar em Contextos Hospitalares