HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA POPULAÇÃO NEGRA COMO POSSIBILIDADE DE REPENSAR A TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • Juliana de Souza Mavoungou Yade Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30287

Resumo

Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre a exclusão das histórias e memórias da população negra no sistema educativo brasileiro. Analisamos os processos de invisibilidade das contribuições sócio históricas da população negra e concluímos que estes processos de exclusão contribuíram negativamente para a sociedade como um todo. A partir de histórias de vida de antigos moradores da cidade de Carapicuíba-SP, pudemos vislumbrar a memória e história da população negra como possibilidade de repensar a teoria e prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDREWS, George Reid. América Afro-Latina, 1800-2000. Trad. Magda Lopes. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

AGUALUSA, José Eduardo. Minha pátria é uma viagem. In: MOTA, P.; COELHO, P.; SARAIVA J. S.(orgs.) Fórum Brasil-África: Política, Cooperação e Comércio. Brasília: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), 2004.

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. Quilombos – Geografia Africana Cartografia Étnica Territórios Tradicionais. Brasília: Mapas Editoras & Consultoria, 2009.

ATHAYDE, Joilson Lima. Notas da Redação: Conferência proferida na inauguração do curso de História da África Negra Pré-Colonial no C.E.A.O., 1965. Disponível em: <http://www.casadasafricas.org>. Acesso em 13 ago. 2008.

Aparecida dos Santos, 2009. Depoimento I. [Setembro,2009]. Entrevistadora: Juliana de Souza Mavoungou Yade. Carapicuíba, 2009. mp3. 01:18:10.

BÂ. Amandou Hampàtê. Amkoullel, o menino fula. Trad. Xina Smith Vasconcelos. São Paulo: Palas Athena / Casa das África, 2003.

Benedita Cesário da Silva, 2008. Depoimento I. [Julho, 2008]. Entrevistadora: Juliana de Souza Mavoungou Yade. Carapicuíba, 2008 . mp3. 00:47:05.

Berenice Moreira Cruz, 2008). Depoimento I. [Julho, 2008]. Entrevistadora: Juliana de Souza Mavoungou Yade. Carapicuíba, 2008 . mp3. 01:17:32.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/. >BRASIL - Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Acesso em: 16 de Jun. de 2008.

CUNHA JUNIOR, Henrique. Afrodescendência e espaço urbano. In: CUNHA Jr, Henrique; RAMOS, Maria estela Rocha. (orgs.). Espaço Urbano e afrodescendência: estudo da espacialidade brasileira para o debate das políticas públicas. Fortaleza: UFC Edições, 2007.

DIJK, Teun A. van. Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

Divina das Dores, 2009. Depoimento I. [Setembro, 2009]. Entrevistadora: Juliana de Souza Mavoungou Yade. Carapicuíba, 2009 . mp3. 01:21:29.

FINNEGAN, Ruth. Oral Literature in Africa. The Oxford library of African literature. Kenya, 1976.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

HALEY, Alex. Negras Raízes: A Saga de uma Família. Rio de Janeiro: Record, 1976.

LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (org). Colonialidade do Saber Eurocentrismo e Ciências sociais – Perspectivas LatinoAmericanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2005. p. 21-53.

LIMA, Rógério. Mapas textuais do imaginário fragmentado da cidade. In: LIMA, Rogério; FERNANDES, Ronaldo Costa. (orgs). O imaginário da cidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

MACLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. Trad. Bebel Orofino Schaefer. São Paulo: Cortez, 1997.

MANDELA, Nelson Rolihlahla. A luta é a minha vida. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1988.

Maria Tereza Luiz, 2008. Depoimento I. [Julho, 2008]. Entrevistadora: Juliana de Souza Mavoungou Yade. Carapaicuíba, 2008 . mp3. 00:49:34 minutos.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória. O Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MOORE, Carlos Wenderburn. A África e as diásporas africanas frente ao desafio do século XXI. Notas de palestra, 1º semestre 2004.

Neide Alves da Silva, 2009. Depoimento I. [Outubro, 2009]. Entrevistadora: Juliana de Souza Mavoungou Yade. Carapicuíba, 2009. mp3. 01:47:08.

PELLEGRINI, Giacomo Corna. Bom Juá. Um estudo de geografia urbana (periferias urbanas no terceiro mundo). Trad. Breno Raigorowisk. Salvador: Associação de Moradores do Bom Juá, 1982.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade. A forma social do negro-brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1988.

TENÓRIO, Pedro Aparecido. Carapicuíba: passado e presente 1580-2003. Secretaria Municipal da Educação, Carapicuíba, 2003.

UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. 2002.

UNESCO. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Paris, 17 de outubro de 2003.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

DE SOUZA MAVOUNGOU YADE, J. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA POPULAÇÃO NEGRA COMO POSSIBILIDADE DE REPENSAR A TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30287. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos