HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA POPULAÇÃO NEGRA COMO POSSIBILIDADE DE REPENSAR A TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • Juliana de Souza Mavoungou Yade Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30287

Resumo

Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre a exclusão das histórias e memórias da população negra no sistema educativo brasileiro. Analisamos os processos de invisibilidade das contribuições sócio históricas da população negra e concluímos que estes processos de exclusão contribuíram negativamente para a sociedade como um todo. A partir de histórias de vida de antigos moradores da cidade de Carapicuíba-SP, pudemos vislumbrar a memória e história da população negra como possibilidade de repensar a teoria e prática educativa.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

DE SOUZA MAVOUNGOU YADE, J. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA POPULAÇÃO NEGRA COMO POSSIBILIDADE DE REPENSAR A TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30287. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos