A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS

Autores

  • Anoel Fernandes Faculdade de Itapecerica da Serra

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30286

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo verificar como os conceitos de ciclos e progressão continuada são expostos nos textos oficiais e incorporados no plano do pensamento de um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário para 37 professoras. A tendência identificada foi de as professoras conceberem os conceitos de ciclos e progressão continuada como sinônimos tal como definido pela SEE/SP. Os dados sugerem haver relação entre o conhecimento/diferenciação dos conceitos e um posicionamento mais crítico ante a política educacional que organizou o ensino em ciclos com progressão continuada, assim como, a adesão ao disposto oficialmente pode estar associada à não diferenciação conceitual

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

FERNANDES, A. A JUNÇÃO DO CONCEITO DE CICLOS COM A PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA E AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PEDAGOGAS. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30286. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30286. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos