UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY

Autores

  • Almerindo Janela Afonso Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n2a2013-24777

Resumo

A entrevista apresenta uma análise crítica de um pesquisador na área de políticas educacionais e reforma da educação pública, que em sua trajetoria academica volta-se, dentre outros temas, ao olhar sociológico da avaliação. Referenciando-se na conjuntura atual das políticas de avaliação externa em uma perspectiva histórica e contemporânea, Afonso aborda na entrevista, temas como: sua aproximação com a temática da avaliação; as especificidades avaliativas na educação em Portugal; a avaliação externa estandardizada; sua subordinação à remeritocratização da escola pública e os impactos na organização do trabalho escolar e no trabalho docente, além de questões atinentes às Políticas Educacionais, avaliação e accountability.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Almerindo Janela Afonso, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

Doutor em Educação (na área de conhecimento de Sociologia da Educação) e professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal)

Downloads

Publicado

2014-02-18

Como Citar

AFONSO, A. J. UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v2n2a2013-24777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24777. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Entrevista / Dossiê