Políticas Curriculares e Descolonização dos Currículos: A Lei 10.639/03 e os Desafios Para a Formação de Professores

Autores

  • Luciane Ribeiro Dias Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n1a2013-24059

Resumo

RESUMO: A entrevista objetiva refletir sobre os desafios e implicações da implementação da Lei 10.639/03. Apresenta o contexto nacional que procura superar o Mito da Democracia Racial quando assume ser racista ao sancionar a referida lei. Contudo, a legislação não é suficiente para superar o histórico preconceituoso do nosso país. Aponta para a necessidade de descolonização dos currículos que supere a visão eurocêntrica e possa se abrir para o diálogo com as demais culturas que compõem a identidade nacional. Não seria apenas uma troca de centralidade, mas a busca de diálogo entre todas as culturas. Assim, a formação docente é prioritária nesse contexto. Apesar das dificuldades de concretização da lei, muito tem sido feito tanto nos aspectos das pesquisas educacionais, quanto das práticas pedagógicas.

ABSTRACT: The interview aims to reflect on the challenges and implications of implementation of Law 10.63903. Presents the national context that seeks to overcome the myth of Racial democracy when takes on being racist to sanction the Act. However, the legislation is not enough to overcome the biased history of our country. Points to the need for decolonization of resumes that exceed a Eurocentric vision and can open up to dialogue with other cultures that make up the national identity. Wouldn't it be just an exchange of centrality, but the pursuit of dialogue between all cultures. So, the teacher education is a priority in this context. Despite the difficulties of implementation of the law, much has been made in the aspects of educational research and pedagogical practices.

RÉSUMÉ: L'entrevue a pour objectif de réfléchir sur les défis et les implications de la mise en oeuvre du droit 10.63903. Présente le contexte national qui vise à surmonter le mythe de la démocratie raciale quand prend être raciste de sanctionner la Loi. Toutefois, la législation n'est pas suffisant pour surmonter l'histoire partiale de notre pays. Souligne la nécessité pour la décolonisation de curriculum vitae qui excèdent une vision eurocentrique et peut ouvrir au dialogue avec les autres cultures qui composent l'identité nationale. Ne serait-il pas juste un échange de centralité, mais la poursuite du dialogue entre toutes les cultures. Ainsi, la formation des enseignants est une priorité dans ce contexte. Malgré les difficultés de mise en oeuvre de la Loi, beaucoup a été fait dans les aspects de la recherche en éducation et les pratiques pédagogiques.

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Publicado

2013-11-07

Como Citar

GONÇALVES, L. R. D. Políticas Curriculares e Descolonização dos Currículos: A Lei 10.639/03 e os Desafios Para a Formação de Professores. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REPOD-v2n1a2013-24059. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24059. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê