REGISTRO AUTOMÁTICO DE IMAGENS SAR INTERFEROMÉTRICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta uma metodologia para registro automático de imagens SAR interferométricas. Primeiramente as imagens SAR, no formato complexo, são registradas grosseiramente utilizando técnicas de correlação, que resultam em deslocamentos em alcance e azimute, na escala de pixel, aplicados à segunda imagem, sem necessidade de interpolação. Opcionalmente pode ser aplicada a filtragem espectral em azimute nas imagens corregistradas, para a melhoria da coerência interferométrica entre elas. A segunda etapa do registro consiste na aplicação do registro fino, através de uma grade de pequenas janelas distribuídas de forma regular sobre cada uma das imagens onde, para cada janela, é calculado o deslocamento fracionário (da ordem de subpixel) por correlação, resultando em uma grade de deslocamentos, de onde são calculados os polinômios de deformação nos sentidos de alcance e azimute, para a reamostragem da segunda imagem. A partir das imagens corregistradas pode-se aplicar, opcionalmente, a filtragem espectral no sentido de alcance, para a melhoria da coerência interferométrica entre elas. A qualidade do registro final foi avaliada através da análise da imagem de coerência e pelo método dos resíduos aplicados na fase interferométrica gerada a partir das imagens corregistradas. Os algoritmos foram implementados em IDL/ENVI e testados em um par de imagens do SIR-C e um par do ALOS/PALSAR.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").